O Curso de Medicina está estruturado em 12 semestres e os conteúdos estão distribuídos em três eixos temáticos:
O que são Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC)?
Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade são módulos em que são desenvolvidas atividades de aprendizagem baseadas na comunidade. Estes módulos agregam aspectos da medicina social e preventiva utilizando a Estratégia de Saúde da Família como um modelo assistencial da atenção primária à saúde no Brasil. As unidades de saúde são utilizadas como cenários de prática, configurando os espaços de produção de cuidados à saúde inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, com foco na qualidade da atenção e visando os princípios da política nacional de educação permanente em saúde
Qual o objetivo destas práticas?
Capacitar o estudante para compreensão e ação sobre os determinantes de saúde, as políticas de saúde pública do Brasil, adquirir competências clínicas e habilidades de comunicação; Fomentar o conhecimento da realidade socioeconômica-cultural local e regional, propiciando aos discentes observações de uma visão coletiva da realidade local e a percepção conscientizada a respeito de seu papel na comunidade.
Acadêmicos de medicina nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade
PIESC I (primeiro semestre)
PIESC II (segundo semestre)
PIESC III (terceiro semestre)
PIESC IV (quarto semestre)
PIESC V (quinto semestre):
PIESC VI (sexto semestre):
PIESC VII (sétimo semestre):
PIESCVIII (oitavo semestre):
A partir do nono semestre são iniciados os internatos.
O internato de MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE é realizado no 11º semestre. Ele aborda:
Uma das principais mudanças feita pelo Ministério da Educação nas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina ocorridas em 2014 foi a obrigatoriedade do estágio e do internato com parte da carga horária cumprida no Sistema Único de Saúde. Assim, FAMED faz sua parte para formar o aluno conforme preconiza a legislação no art. 3º (DNC, 2014):
Acadêmicos de medicina nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade
“O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença”.
O projeto “O perfil dos estudantes da Faculdade de Medicina de Diamantina-MG” avaliará aspectos socioeconômico e epidemiológico, a qualidade de vida e o nível de estresse de nossos estudantes. O projeto foi elaborado em 2019, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em janeiro de 2020. Essa pesquisa está sendo coordenada pela profa. Maria Letícia Reis e conta ainda com os seguintes integrantes: Magnania Cristiane Costa, Fernanda Campos, Daniel Villela, Leila Madureira, Sarah Oliveira, Geovane Máximo e os discentes, Ana Beatriz Marques, Angélica Dumont, Izabela Machado, Jorge Veloso, Keven Araújo e Paulo Leandro Meireles.
No dia 11/12 os estudantes da Famed receberão no e-mail institucional um convite para participar da pesquisa. Ao acessar o link enviado no e-mail, o discente acessará ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. O questionário poderá ser preenchido entre os dias 11 e 17 de dezembro de 2020.
Sua participação é muito importante! Conhecer o perfil dos nossos estudantes permitirá futuras adequações pedagógicas e administrativas para melhorias e fortalecimento do curso de medicina.
Fique atento ao seu e-mail institucional entre os dias 11 e 17!
Ajude a fazer uma Famed ainda melhor!
Participe!
FAMED - Faculdade de Medicina | Campus JK | Diamantina.