O Curso de Medicina está estruturado em 12 semestres e os conteúdos estão distribuídos em três eixos temáticos:

  • Módulos Sequenciais;
  • Módulos Longitudinais (Desenvolvimento Pessoal e Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade);
  • Internatos.

O que são Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC)?

Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade são módulos em que são desenvolvidas atividades de aprendizagem baseadas na comunidade. Estes módulos agregam aspectos da medicina social e preventiva utilizando a Estratégia de Saúde da Família como um modelo assistencial da atenção primária à saúde no Brasil. As unidades de saúde são utilizadas como cenários de prática, configurando os espaços de produção de cuidados à saúde inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, com foco na qualidade da atenção e visando os princípios da política nacional de educação permanente em saúde

Qual o objetivo destas práticas?

Capacitar o estudante para compreensão e ação sobre os determinantes de saúde, as políticas de saúde pública do Brasil, adquirir competências clínicas e habilidades de comunicação; Fomentar o conhecimento da realidade socioeconômica-cultural local e regional, propiciando aos discentes observações de uma visão coletiva da realidade local e a percepção conscientizada a respeito de seu papel na comunidade.

Acadêmicos de medicina nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade

Como essas práticas estão estruturadas no curso de medicina e quais os conteúdos abordados?
Elas estão inseridas desde o primeiro semestre até os internatos e abordam os seguintes conteúdos:

PIESC I (primeiro semestre)

  • Medicina Social e Preventiva, Medicina de Família e Comunidade; Legislação do Sistema Único de Saúde;
  • História das Políticas de saúde no Brasil;
  • Leis orgânicas da saúde;
  • Sistema Único de Saúde – história, princípios e diretrizes;
  • Atenção Primária de Saúde no Brasil e a Política Nacional de Atenção Básica;
  • Programa de Agentes Comunitários de Saúde;
  • Princípios da Medicina de Família e Comunidade;
  • Territorialização;
  • Trabalho em equipe;
  • Redes de atenção;
  • Sistema de Informação da Atenção Primária.

PIESC II (segundo semestre)

  • Diagnóstico de saúde da comunidade;
  • Estratificação do risco familiar;
  • Conceitos e identificação de indicadores sociais, econômicos, ambientais e de saúde na análise da situação de saúde, do perfil epidemiológico e das condições de vida da comunidade;Grupos na Atenção Primária à Saúde;
  • Terapia comunitária;
  • Educação popular em saúde;
  • Ética na atenção primária à saúde;
  • Participação popular na atenção primária;
  • Abordagem comunitária: cuidado domiciliar;
  • Visita domiciliar;
  • Triagens;
  • Sala de Vacinas.

PIESC III (terceiro semestre)

  • Vigilância e Planejamento em Saúde;
  • Normas Operacionais Básicas e de Assistência à Saúde;
  • Pacto pela Saúde;
  • Pacto pela Vida;
  • Pacto pela Gestão;
  • Políticas de Saúde Suplementar;
  • Construir um projeto de intervenção baseado no conhecimento adquirido e atuação no cenário de prática desde o PIESC I.

PIESC IV (quarto semestre)

  • Abordagem Familiar e Comunitária;
  • Processo saúde-doença;
  • A família nos dias atuais;
  • Abordagem Familiar;
  • Abordagem Comunitária: grupos na atenção primária à saúde;

  • Sistema de referência e contrarreferência;
  • Princípios do apoio matricial;
  • Executar o Projeto de intervenção construido no PIESC III.

PIESC V (quinto semestre):

  • Início dos atendimentos médicos;
  • Assistência Básica à Saúde do Adulto;
  • Assistência Básica à Saúde da Criança;
  • Assistência Básica à Saúde da Mulher.

PIESC VI (sexto semestre):

  • Assistência Básica à Saúde do Adulto;
  • Assistência Básica à Saúde da Criança;
  • Issistência Básica à Saúde da Mulher;
  • Anamnese e exame clínico do Adulto;
  • Prescrição de dietas;
  • Estudo das doenças de maior prevalência;
  • Anamnese e exame clínico da criança e do adolescente e suas particularidades;
  • Conduta diagnóstica e terapêutica nas doenças crônicas da infância.

PIESC VII (sétimo semestre):

  • Assistência em Medicina de Família e Comunidade;
  • Assistência em Nível Secundário (Reumatologia, Dermatologia, Infectologia e Geriatria);
  • Código Internacional de Classificação de problemas de saúde na atenção primária;
  • Gestão da clínica;
  • Acolhimento;
  • Prevenção Quaternária;
  • Cuidados paliativos na atenção primária a saúde;
  • Puericultura;
  • Pré-natal;
  • Temas clínicos voltados a atenção á saúde do adulto, da mulher e da criança e adolescente.

PIESCVIII (oitavo semestre):

  • Assistência em Medicina de Família e Comunidade;
  • Assistência em Nível Secundário (Cirurgia Ambulatorial, Neurologia, Ortopedia e Psiquiatria);
  • Atenção à saúde do Idoso;
  • Atenção à saúde Mental;
  • Atenção à saúde do Homem;
  • Temas clínicos voltados a atenção á saúde do adulto, da mulher e da criança e adolescente.

Saúde da Família

A partir do nono semestre são iniciados os internatos.

O internato de MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE é realizado no 11º semestre. Ele aborda:

  • Realizar assistência à saúde (da criança, do adolescente, da mulher, da gestante, do adulto, do idoso, do homem, do trabalhador e à saúde mental), em Estratégias Saúde da Família em municípios da região, seguindo os atributos da atenção primária à saúde (primeiro contato, longitudionalidade, integralidade, coordenação do cuidado, centralização na família e na orientação da comunidade);
  • Realização de planejamento estratégico baseado na situação de saúde local diagnosticado através da estimativa rápida;
  • Abordagem do paciente e da comunidade para identificação dos problemas de saúde;
  • Aplicação do método clínico centrado na pessoa;
  • Prevenção primária, secundária, terciária e quaternária;
  • Aplicação da medicina baseada em evidências;
  • Procedimentos na atenção primária à saúde;
  • Urgência e emergência na atenção primária à saúde;
  • Conhecimento o Sistema Único de Saúde e a rede de atenção à saúde do local de atuação;
  • Familiaridade com o sistema de referência e contrarreferência local;
  • Trabalho em equipe multiprofissional;
  • Cuidado domiciliar;
  • Grupos na atenção primária à saúde;
  • Saúde das populações rurais.

Uma das principais mudanças feita pelo Ministério da Educação nas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina ocorridas em 2014 foi a obrigatoriedade do estágio e do internato com parte da carga horária cumprida no Sistema Único de Saúde. Assim, FAMED faz sua parte para formar o aluno conforme preconiza a legislação no art. 3º (DNC, 2014):


Acadêmicos de medicina nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade

“O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença”.

O projeto “O perfil dos estudantes da Faculdade de Medicina de Diamantina-MG” avaliará aspectos socioeconômico e epidemiológico, a qualidade de vida e o nível de estresse de nossos estudantes. O projeto foi elaborado em 2019, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em janeiro de 2020. Essa pesquisa está sendo coordenada pela profa. Maria Letícia Reis e conta ainda com os seguintes integrantes: Magnania Cristiane Costa, Fernanda Campos, Daniel Villela, Leila Madureira, Sarah Oliveira, Geovane Máximo e os discentes, Ana Beatriz Marques, Angélica Dumont, Izabela Machado, Jorge Veloso, Keven Araújo e Paulo Leandro Meireles.

No dia 11/12 os estudantes da Famed receberão no e-mail institucional um convite para participar da pesquisa. Ao acessar o link enviado no e-mail, o discente acessará ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. O questionário poderá ser preenchido entre os dias 11 e 17 de dezembro de 2020.

Sua participação é muito importante! Conhecer o perfil dos nossos estudantes permitirá futuras adequações pedagógicas e administrativas para melhorias e fortalecimento do curso de medicina.

Fique atento ao seu e-mail institucional entre os dias 11 e 17!

Ajude a fazer uma Famed ainda melhor!

Participe!

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Donaldo Rosa Pires Júnior

Membro da Equipe

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Fernanda Fraga Campos

Membro da Equipe

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Kinulpe Honorato Sampaio

Membro da Equipe

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Magnânia Cristiane Pereira da Costa

Membro da Equipe

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Maria Letícia Costa Reis

Membro da Equipe

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Pollyanna Roberta Campelo Gorgens

Membro da Equipe

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Henrique César Lopes Neves

Membro da Equipe

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Priscila Barreiro Alves

Membro da Equipe

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Rodrigo Lima de Carvalho

Membro da Equipe

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Thais Morgana Mendes Santos

Membro da Equipe

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José Lucas Ferreira Aquino

Membro da Equipe

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Alex Sandro Nascimento

Membro da Equipe