Projeto Dissecarte
A anatomia é uma matéria que trata dos aspectos visíveis, macroscópicos, do corpo humano. E, para muitos, desalia-se da funcionalidade, porque o primeiro pensamento que se vem são os pavorosos nomes de estruturas infindáveis e tortuosas (artérias, veias e nervos) em suas monótonas cores vermelhas, azuis e amarelas.
Será?
E se a anatomia, na verdade, for a perfeita via (sinuosa com seus vasos disformes porém essenciais) para te levar ao conhecimento de si próprio? E, melhor ainda, da semiologia, da clínica e da cirurgia humanizada, não no sentido cadavérico, e sim, no âmbito de entender, de ver, macroscopicamente, e, a fundo, o que se passa dentro de você e do outro?
Pois bem, o projeto de ensino Dissecarte, utiliza como símbolo a famosa pintura “A Criação de Adão” de Michelangelo, afresco da capela Sistina, em que a ênfase está nas mãos dos personagens. Entende-se que ao se acrescentar um bisturi em mãos que pretendem cortar em partes, faz-se arte.
A arte de entender. A arte de aprender. A arte de curar.
A arte de dissecar, de maneira minuciosa, meticulosa, delicada, árdua e respeitosa, os cadáveres. A cada um dos estudantes do projeto, sempre em mente a seguinte oração:
“ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido lembra-te de que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que, em seu seio, o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens ; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que, por ele, se tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe, mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente.”
Por fim, o Projeto de Ensino Dissecarte, todos os seus participantes, especialmente a sua coordenadora, Eliziária, deseja agradecer a todos que tornaram tudo isso possível. À UFMG, pela doação dos corpos. À UFVJM por dar estrutura. À coordenação da Faculdade de Medicina por acreditar no nosso empenho. Ao CALMED…