Edição 007, 28/05/2021

A seguir estão destacadas algumas das várias atividades desenvolvidas pela FAMED e que aconteceram nesses últimos meses. Todas elas foram destaques nas nossas mídias sociais.

Acontece na FAMED

Início de 2021 trouxe alegrias para nossa FAMED. A segunda turma de medicina concluiu mais uma etapa. A turma MED02 formou! A pandemia atrasou a caminhada mas não evitou de nos encher de orgulho com o brilho de vocês.

Arte e cultura também fazem parte da realidade da FAMED. A acadêmica Tainá Brandes publicou sua primeira obra,“O amor ainda é uma falange”, que reune poemas“sobre relacionamentos amorosos e questões que vão do mais comum do dia a dia as maiores reflexões existenciais que uma cabeça de 22 anos pode abrigar”, como descrito por ela.

Na FAMED a produção de conhecimento não pára. Nesse último trimestre foram destaques trabalhos de pesquisa de docentes e técnicos da nossa Faculdade. Um importante trabalho desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, e da Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJMconstataram que Cidades brasileiras com maiores altitudes e baixa umidade relativa do ar apresentam menores taxas de incidência e mortalidade para COVID-19.

Outro estudo coordenado por professor da Faculdade de Medicina mostrou que a diminuição da ingestão calórica desde a infância é capaz de prevenir as alterações cardíacas induzidas pela queda dos hormônios sexuais femininos que ocorre durante a menopausa.

Também foi destaque a pesquisa que está sendo conduzida sobre “O perfil dos estudantes da Faculdade de Medicina de Diamantina-MG” que avaliará aspectos socioeconômico e epidemiológico, a qualidade de vida e o nível de estresse de nossos estudantes. Esse estudo permitirá futuras adequações pedagógicas e administrativas para melhorias e fortalecimento do curso de medicina.

Se liga nas Ligas…

As ligas acadêmicas permitem a complementação da formação de nossos estudantes. Nesses espaços, os acadêmicos podem vivenciar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro de diferentes especialidades. Nesse trimestre foram destacados os trabalhos desenvolvidos por 3 ligas acadêmicas.

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade

Essa liga desenvolve o projeto“DRC em Foco”, que analisa pessoas que possuem fatores de risco para o desenvolvimento de Doença Renal Crônica, realizando exames de rotina para o diagnóstico da doença. O outro projeto é o“Semear: Ambulatório de Saúde Integrativa”, que promove atendimentos de práticas integrativas e complementares em Saúde aos participantes envolvidos. Em função da pandemia da COVID-19, as práticas desse projeto em 2021 estão acontecendo de forma online.encontros presenciais da liga estão temporariamente suspensos.

Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental

Também por causa da pandemia, essa Liga está promovendo alguns eventos da ação“Pense em Casa”, como o“Minicurso sobre Transtornos de Personalidade”, que é totalmente online e gratuito com emissão de certificado e o evento“Precisamos falar sobre suicídio.

Liga Acadêmica de Clínica Médica

Nessa liga são realizados estudos de casos clínicos e rodas de discussão. No momento está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa com dados de pacientes da hemodiálise de Diamantina e treinamento clínico e humanizados aos portadores de hipertensão e diabetes residentes no Vale do Jequitinhonha.

Calendário da Saúde

Algumas datas foram lembradas em postagens das mídias sociais. Foram elas:

20/02: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

28/02: Dia Mundial e Nacional das Doenças Raras