OBJETIVOS:

O PPGCS é uma iniciativa da FCBS/UFVJM e da FAMED/UFVJM. O programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem como objetivo formar profissionais de saúde, em nível de mestrado e doutorado, críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras da sociedade; com competências e habilidades para a docência na graduação e pós-graduação, para a extensão, para o planejamento, implementação e divulgação de pesquisas de relevância, além de atuar no desenvolvimento tecnológico e de inovações nas Ciências da Saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Qualificar profissionais da área de saúde, para adquirir competências e habilidades na docência e no planejamento, implementação e divulgação de pesquisas de relevância especialmente na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  2. Aprimorar a qualidade dos cursos de graduação em saúde da UFVJM, através da interação com alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia,Farmácia, Odontologia, Nutrição e Educação Física.
  3. Promover popularização e divulgação da Ciência e Tecnologia em saúde nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio da região.
  4. Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através de uma maior interação entre a Universidade com a Iniciativa pública, privada e a comunidade.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO:

O PPGCS forma mestres e doutores com capacidade de análise crítica e com competência para atuar no ensino, na pesquisa e na assistência à saúde em instituições públicas e privadas; para identificar e elaborar soluções técnicas e científicas para os problemas de saúde mais relevantes, de forma a propor ações de promoção, manutenção e recuperação da saúde; para propor e justificar a utilização de abordagens terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas baseadas em conhecimentos mecanísticos associados à bioquímica, imunologia e fisiologia, envolvidos em condições homeostáticas e/ou patológicas.